Código: | LAIS202 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | RIGG | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Francisca da Silva Moura |
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Corpo docente: |
Isaura Fernanda Graça Pedro |
Português
A UC tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspectivam como
imprescindíveis para as áreas profissionais de da animação e intervenção sociocultural como sendo a análisede formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a
identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a
promoção de um ambiente de trabalho cooperativo.
Competências:
analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros
reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos
identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo
comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo
pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com
questões de ordem prática
1. Introdução ao estudo das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos:
- contextualização histórica das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
- importância do estudo de Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
- RIGG e a atividade profissional.
2. Elementos chave no relacionamento interpessoal:
- a percepção do eu (auto-conceito, auto-estima, …);
- a percepção do outro (atitudes, impressões, estereótipos, preconceitos);
- efeitos da presença do outro (facilitação, inibição e desmobilização sociais);
- processos de influência social (condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação).
3. Os Grupos:
- questões do desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- questões chave para a gestão de grupos.
4. A Comunicação:
- introdução à comunicação humana;
- desenvolvimento de competências comunicacionais.
5 – Temas em aberto.
Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.
Esta Unidade Curricular tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais em questão como sendo: a análise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo, nesta perspetiva são estes os conteúdos programáticos centrais.
O trabalho dos futuros licenciados nas áreas da animação e intervenção sociocultural estará enquadrado em dinâmicas de relacionamento interpessoal e grupal pelo que o conhecimento e domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas que permitam a gestão de pessoas e grupos se afigura como essencial.
O trabalho desenrolarse-á em contexto de sessões teórico-práticas.
São promovidas estratégias de autoaprendizagem incentivando as capacidades de pesquisa de informação
científica, de análise e reflexão crítica
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentosde discussão de temáticas chave em grande grupo, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional
Em termos globais, os objetivos, os resultados da aprendizagem esperados, na sequência da realização da Unidade Curricular são:
a) apropriação e utilização de conceitos diferenciados e pertinentes relacionados com as temáticas desenvolvidas na UC;
b) domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas permitindo a autonomização na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pela UC no curso e no desempenho do papel profissional;
d) selecção e organização de informação, a partir de diferentes tipos de suporte produção de textos de dimensões e problemáticas variáveis evidenciando análise crítica e reflexão;
e) apresentação pública de trabalhos.
Para a realização destes objetivos, para além das estratégias e metodologias acima referidas são potenciadas as seguintes estratégias:
O acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a atividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
Uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Existem duas modalidades de avaliação na UC, nomeadamente, o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação sumativa.
O regime de avaliação contínua, contempla os seguintes elementos de avaliação:
a) elaboração de um trabalho escrito sobre uma das temáticas abordadas na UC em articulação com a área profissional, podendo este ser desenvolvido em grupo ou individualmente.
b) avaliação individual escrita relativa às temáticas leccionadas, realizada em contexto de sala de aula;
c) participação dos estudantes nas aulas teórico-práticas.
Os métodos de avaliação referidos anteriormente têm igual peso sobre a nota final.
A avaliação sumativa é realizada através de um exame final.
Os estudantes que pretenderem ser avaliados de acordo com o regime de avaliação contínua (à excepção dos trabalhadores estudantes), deverão estar presentes em 75% das aulas.
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